Segundo a Encruzilhadapedia, sistema binário ou de Base 2 é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam com base em dois números, o zero e o um.

Toda a informática é baseada no sistema binário. Portanto, todos nós vivemos sob o sistema binário. Dos caixas-eletrônicos aos semáforos de trânsito, do caixa do supermercado ao sinal da TV a cabo.

Os computadores executam imensas funções raciocinando apenas em combinações de zero-um. Quando pedimos para que o computador abra o Word, basta clicar no ícone do programa. No entanto, o que se realizou foi o seguinte: ao clicarmos no ícone, uma série de 0, 1, 1, 0, 0, 1 ordenou que o computador abrisse o programa.

Diante disso, um representante da raça humana poderá pensar: "É por isso que minha mente é superior à do computador. Eu não penso em sistema binário!" Será?

Fiquei meditando no "sistema de raciocínio" de algumas coisas. O pensamento de um automóvel (caso pensasse) seria assim: "acelero, freio, freio, acelero, acelero, freio..."

A natureza só pensa desse jeito: "desequilíbrio, equilíbrio, equilíbrio, desequilíbrio." Quando há algo em equilíbrio, ela está em harmonia. Quando em desequilíbrio, procura harmonizar.

Nem o ser humano escapa do raciocínio binário. Nosso raciocínio burocrático é esse: "é bom, é mal, é bom, é mal..."

E artisticamente, pensa desse jeito: "é bonito, é feio, é bonito, é feio..." Um corrupto pensa: "nisso eu levo vantagem", "nisso eu não levo vantagem".

Computadores e humanos, pelo jeito, funcionam binariamente. E eu diria que o processador é o cérebro; a placa-mãe, o coração; e o HD o estômago.

Também temos problemas idênticos. O que não é uma boa noite de sono a não ser um longo "scan disk". Os computadores também tem seus momentos de mau humor e dias ruins. Além disso, ambos, se programados, podem matar.

A diferença entre nós e os computadores, grosso modo, é que os humanos comem, bebem e precisam ir banheiro.

Eparrei!


Rogério de Moura