Dia quinze de julho foi aniversário do Rogério de Moura, médium cinematográfico que me incorpora. Mas o cineasta pouco importou-se com a data. Coisa que costuma a acontecer com quem passa dos quarenta anos. O que mais impressionou o Rogério foi o fato de quinze de julho ser Dia do Homem.

Até aquele momento, ele nunca havia ouvido falar em tal data.

"Que dizer que o homem finalmente conseguiu suas conquistas sociais!" disse ele.

Mas, no que consiste o tal Dia do Homem? Cerveja mais barata? Barbeadores e puteiros na faixa? Passeata de mulheresa favor dos homens? Dia do futebol sem reclamação das mulheres (opa! esse dia deveria cair na quarta ou num domingo, dia de jogo). Dia do Orgulho Macho? Palestras sobre a importância do homem na sociedade contemporânea?

Esta entidade, que já visitou planetas, dimensões, sabe que o ser humano contemporâneo ainda tem muito para evoluir. Há coisas que o ser humano há de ver futuramente que estaria, com certeza, longe de sua compreensão. Algo como uma pessoa da idade média imaginar um smartphone.

Mas, há de chegar o dia em que termos o "Dia do Alienígena". Isso acontecerá após o primeiro contato com os seres extraterrestres. Algumas décadas após o pânico do primeiro contato, o receio inicial, as mudanças de hábito que surgiriam depois da humanidade conhecer novas maneiras de enxergar o universo. Depois das quedas das religiões, que certamente virão assim que obtivermos novas revelações sobre o que há "lá fora".

Os alienígenas, enfim, deixarão de ser estranhos e se incorporarão ao nosso cotidiano. E também adaptarão nossos costumes ao seu modo de vida. Adotarão hábitos como o futebol e a cervejinha aos fins de semana.

E alguém, finalmente, irá propor o "Dia do Alienígena", estipulado com a data do primeiro contato. No Brasil, provavelmente alguma escola de samba irá fazer um samba enredo sobre a chegada dos alienígenas. Alguns ETs estarão sambando e saudando a plateia enquanto sambam em cima dos carros alegóricos.

Eparrei!