O Rogério de Moura, médium cinematográfico que me incorpora, comentou, antes da sessão de incorporação, sobre um mendigo que lhe exigiu 20 reais de esmola. Nenhum centavo a menos. 

São longínquos os tempos em que, abordados por um mendigo, fuçávamos os bolsos em busca de algumas moedas, entregávamos o que havíamos encontrado e ganhávamos um humilde "Deus lhe pague!" como retribuição. Quanta saudade!

Hoje em dia, ao entregarmos algumas moedas, grandes são de ouvirmos uma coletânea de palavrões. O mendigo ou qualquer outro tipo de pedinte nos aborda estipulando um valor, esquecendo-se de que, na maioria das vezes, o valor pedido é tudo o que temos na carteira.

Decidi, então, estipular uma tabela de valores para esmolas:

- Mendigo bêbado: 1 real;
- Mendigo bêbado, porém sorrido: 2 reais;
- Mendigo drogado: 50... centavos;
- Mendigo simpático: 3 reais;
- Pedinte com criança: 5 reais, mais 1 real por criança, desde que comprovado que o pedinte é realmente parente da mesma;
- Guardadores de carros: 5 reais;
- Guardadores de carros que dão um trato no veículo (polimento, por exemplo): 10 reais;
- Pedindo esmola nos trens da CPTM ou do Metrô com bilhetinho: 50 centavos;
- Pedindo esmola nos trens verbalmente: 1 real;
- Limpeza de para-brisa em carro estacionado: 5 reais (se o vidro ficar transparente); 1 real, se ficar opaco, com a cor da sujeira da água;
- Limpeza de para-brisa em carro no farol: as moedas disponíveis no porta copo do veículo.

Valores acima desses citados é agiotagem. E o que não falta são pedintes agiotas.

Há mendigos pedindo de 30 a 50 reais, o que é um absurdo. Valores infinitamente superiores a qualquer pedágio. Dá para encher o tanque e rodar pela cidade à vontade, dependendo de quanto o carro bebe.

No entanto, convenhamos, se dermos a sorte de encontrarmos um mendigo simpático, contando uma boa história, uns 20 reais até compensam a criatividade. Dependendo da história.

Fica a dúvida sobre qual será a taxa de imposto a ser descontada e como ficam os recibos ou notas fiscais.

Com base nessa tabela, os pedintes deveriam fazer alguma espécie de curso de mendicância. "Seja um mendigo mais educado, sóbrio e criativo e ganhe mais", seria o slogan do curso que seria pago, é claro, com esmolas.

Eparrei!

Rogério de Moura