O Velho Sátiro

Dia desses, caminhava em frente a um hipermercado quando vi, sentado na calçada,um idoso. Expressão sofrida, cansaço, roupas rasgadas, pés descalços. Vendia bugigangas que estavam espalhadas ao seu redor, pelo chão. Dei uma olhada nele e segui caminhando.

Enquanto seguia em minha andança, fui tomado por pensamentos a respeito do idoso. Sobre o quanto que a vida o castigou, os motivos que o levaram a aquele estado de penúria. Má sorte? Infortúnio? Ou será por pura opção? O que sentir por uma pessoa assim? Dó? Compaixão?

Ao meu lado, caminhava um desconhecido. Sem que eu nada perguntasse nada, disse-me o seguinte:
"Tá vendo aquele velhinho? Qualquer hora dessas, ele toma uma porrada." 
E me contou a história: acontece que, quando passava um homem, ele tentava vender suas bugigangas. Mas, quando passava uma mulher, ele levava a mão às partes íntimas, fazendo gestos obscenos.
Bem... quem sabe, o velho sátiro não mereça tanta compaixão assim. Ou talvez mereça. 
Axé

0 comments:

Postar um comentário