Jovem Preto Velho conversa com Raul Seixas

Contemplava uma taturana devorando um pé de couve quando recebi, na minha casa de sapê, a visita de outro médium cinematográfico, o Reinaldo Pinheiro de Oxóssi.

Coloquei na vitrola um vinil do Raul Seixas. Nesse momento, o Reinaldo contorceu os olhos e, numa fração de segundos, o espírito do Raul Seixas baixou nele. Não foi a primeira vez que conversei com o Raulzito

Depois dos cumprimentos de praxe, a primeira pergunta que lhe fiz:

- Como é, viver... ops!

O Raul riu. Tentei pensar numa palavra ideal. Afinal, "viver" não se aplica a um ser não carnal. Tem gente que diz que cemitério é onde "vivem" os mortos. Uma gafe verbal, é claro. E encontrei a palavra adequada: "Como é existir nas quebradas do além?"

- Ótimo! - disse o Raul, com um sorriso do tamanho do infinto. - Se a arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal, agora posso cometer a loucura de não ser um espírito normal.

Perguntei-lhe sobre o que achava do Brasil atual. Ele disse que o país sempre foi uma maravilha.

- Mas, antes você não criticava?

- Meu Jovem Preto Velho, quero dizer agora o oposto do que eu disse antes, eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.

Quanto aos partidos políticos, o Raul disse:

- Todos os partidos são variantes do absolutismo. Não fundaremos mais partidos; o Estado é o seu estado de espírito. Agora, literalmente.

Perguntei ao Raulzito sobre o que ele achava a respeito da passividade do brasileiro diante da corrupção endêmica, em todos os setores. Ao pensamento inconsciente de que, "se eu estivesse no lugar do corrupto, estaria fazendo a mesma coisa."

O Raul sentenciou:

- Isso não é exclusividade dos brasileiros. O mundo inteiro padece desse comportamento. O sonho da humanidade é ter bastante dinheiro, uma bela televisão e um sofá confortável. E assim, poder ficar sentado, ligando para o disque pizza-hamburguer-esfiha-cerveja e curtir a vida com a boca escancarada, cheia de dentes, esperando a morte chegar."

Por último, o Raul disse que havia encontrado a Amy Winehouse numa das quebradas do além. Perguntei-lhe o que cantora estava achando do mundo extra-corpóreo. Ele disse que ela estava curtindo.

- A Amy não se arrepende de nada do que fez em vida, a não ser uma coisa: ter enchido a cara por causa do marido, que não valeu uma dose do que ela entornou. Deveria ter enchido a cara para coisas mais importantes.

- E, lá no além, ela continua bebendo? - perguntei ao Raulzito.

- Claro! Ela continua enfiando o pé na jaca.

Abro um parênteses para dizer que no além não existe álcool. Mas existe coisa muito melhor, que não dá ressaca e ilumina. Mas isso é apenas uma fração do que os que experimentam o mundo extra-corpóreo estão permitidos a dizer.

Geralmente, as pessoas que tem contato com relatos de um desencarnado que esteja no além não ouve nada mais que o óbvio padrão: "estamos com saudades", "esperamos que estejam todos em paz", "fala para ela que eu sempre a amei", "aqui está tudo bem" etc. Nunca se ouve numa mensagem do além como é o verdadeiro rosto de Deus, por exemplo.

Isso se deve porque... como poderia explicar... É simples: ninguém entenderia.

Quantos anos é necessário para que um sujeito se forme em Medicina? Descontando os anos de faculdade, são necessários vários anos de especialização. E, mesmo assim, sempre há o que se aprender. O mesmo se aplica a Engenharia, Direito, mulheres etc.

E o sujeito quer saber todos os segredos do universo num só dia?

O ser humano, apesar de todas as tecnologias, ainda se encontra na Idade da Pedra. Sua clava tem GPS e sua caverna tem TV de LED e microondas. A roda que inventou mata milhares de pessoas por dia.

Se tivesse pleno acesso do uso de alguns poderes que tem mas não faz ideia de que tem e, muito menos, como usaria, a primeira coisa que faria seria tentar ganhar na Mega Sena ou fazer seu time de futebol ganhar um campeonato invicto. Dizimar ditadores ou ajudar um pobre coitado a largar o crack não estaria entre as prioridades.

Como diria o Raul: "Parem o universo que eu quero descer!"

Eparrei!


3 comentários:

  1. Você é genial, Rogério. "Viva a sociedade alternativa" (se aparecer alguma).rsrs.
    Abraços. Paz e bem

    ResponderExcluir
  2. ISTO REALMENTE É THE BEST !!!!

    TÚ É MAGNIFICO !!!!!

    ABRAÇOS

    JO

    ResponderExcluir