Uma planta chamada favela

Muito tempo atrás, sobre um morro próximo à cidadela de Canudos, na Bahia, esparramavam-se pés de uma planta chamada favela, muito comum na região. O morro passou a ser chamado de Morro da Favela.


Depois da Guerra de Canudos, os soldados do Exército Brasileiro que massacraram Antônio Conselheiro e seus seguidores, regressaram ao Rio. Muitos não receberam o soldo. Pobres e sem moradia, instalaram-se em habitações precárias no Morro da Providência, que passou a ser conhecido como Morro da Favela.


Outros morros surgiram, adotando o termo de favela àquelas construções improvisadas. Àquela altura, a população das favelas começou a crescer. Uma população de pessoas muito pobres e batalhadoras.


Para não ser confundido, o Morro da Favela voltou a ser Morro da Providência. Às favelas juntou-se o tráfico e a violência habitualmente conhecida.


A mídia baniu a palavra favela dos noticiários. De agora em diante, são comunidades. Assim, os moradores das favelas acreditam que  finalmente chegou a justiça social. Algumas autoridades acreditam que ganharão alguns votos fazendo com que os moradores da favela acreditem que realmente tenha chegado a justiça social. Os politicamente corretos acreditam que, com isso, está sendo feita justiça social.


E, quem sabe, a favela volte a ser apenas uma planta.

Eparrei!




Rogério de Moura



5 comentários:

  1. pois é, Rogério, muitos acreditam que basta mudar o nome da merda para a merda deixar de ser meda. assim é o politicamente correto, credo em cruz.
    axé
    cesar carvalho

    ResponderExcluir
  2. Pois é, lutar numa guerra de loucos, em um sistema sórdido e corroido, apenas por não ter outra expectativa de vida e, acabar amontoado na franja da cidade? Por muito menos já se fez mais; é um bem ou um mal, a "indolência" do brasileiro?
    GH

    ResponderExcluir
  3. não acredito que algum dia favela volte apenas a ser uma planta,essa história já tem anos que aconteceu e até hoje escuto pessoas criticando as favelas,"zoando" com o Rio de Janeiro por ter muitas favelas.A política a sociedade em geral se continuar assim nunca vai mudar ... Políticos deviam ser onestos porque maduros não creio que são,porque maturidade não vem só da idade.
    Ana Laura,13 anos

    ResponderExcluir