Orlando Silva, o embromador das multidões

A gente vai fazer a Copa? Iremos. A gente vai fazer as Olimpíadas? Iremos também. Mas a corrupção é tanta que iremos fazer tudo meia-boca.


A China, 300 anos antes de promover suas olimpíadas já investia nos atletas. E o Brasil cortando patrocínios. Isso tudo sem dizer nos elefantes brancos do Pan do Rio. Quantas medalhas teremos?


E o mais trágico de tudo isso é termos um ministro dos esportes que já ficou há 8 anos no posto (e parece que vai ficar 16, para a tragédia dos esportes). Antes, Orlando Silva significava o 'cantor das multidões'. O Orlando Silva atual é o 'embromador' das multidões. É impressionante sua performance, na qual ele só entrega medalhas. Nada relativo a esporte é de responsabilidade do Ministério dos Esportes. Tudo é 'do outro'. Nada é com 'ele' ou com o ministério.


Cada cobrança que a imprensa faz se faz sobre qualquer desmazelo ou desmando no esporte, ele se esquiva com uma maestria inigualável.


Estádios com construção atrasada? Problema dos estados onde ficam os estádios. Problemas com infra-estrutura? A resposta é com as prefeituras. E aí, o ministro dos esportes vai tocando sua vidinha. Nada com relação ao esporte é com ele.


Já teve outros casos: apoio ao judô? O problema era da Federação de Judô. Vôlei, a mesma coisa. E por aí vai. Nenhuma providência é com ele. Pra que serve o Ministério dos Esportes.


O ministro dos esportes só presta pra ir a coquetéis, entregar medalhas e fazer cobranças que, na verdade, seriam de sua própria responsabilidade. Tem vezes em que ele chega a cobrar coisas que seriam responsabilidade dele próprio e de seu próprio ministério. Dá vontade de vomitar cada vez que eu o ouço falar.

Deveria ser o ministério mais importante de todo o governo Lula-Dilma. Afinal, qual país vai ter uma Copa seguida de uma Olimpíada?


Mas esse água-de-salsicha vai seguir fingindo que esporte não é com ele, apesar de ser ministro dos esportes. Convenhamos, ele age no interesse de que. A quem interessa ter alguém que não vale nada? Veja bem, ele vai completar 16 anos fingindo que nada no esporte brasileiro seja com ele.

Acho que vou ter que fazer uma macumba brava pra esse Orlando Silva decidir trabalhar.

Qual desses Orlandos Silvas você prefere? O "embromador das multidões" ou o "cantor das multidões".


Teremos estádios. Mas garanto que teremos estádios com arquibancada feitas com andaime de metal. Também teremos os estacionamentos de estádios com terra batida. Duvida? Garanto que também teremos aeroportos com saguões com cobertura de lona. Duvida?

0 comments:

Postar um comentário