Nossos queridos e honestos boleiros

O jogador de futebol brasileiro representa bem a “alma brasileira”.Será?

No lugar de procurar suar a camisa e dar o seu melhor para o time, ficam o jogo inteiro tentando enganar o juiz, simulando faltas e agressões, ou fingindo-se agredidos com uma teatralidade de fazer o pior dos atores corar de vergonha.

Eles não se preocupam mais com a tática, a técnica. Preocupam-se exclusivamente com o juiz. O time vencedor é o time que consegue dominar o árbitro. 
 
Há jogadores que avançam sobre o adversário preparando uma rasteira assassina já com as mãos levantadas. O que significa levantar as mãos? Que o golpe que aplicou no adversário não foi intencional?
 
Quando o árbitro apita falta para um dos times tem, diante de si, vinte e dois jogadores o cercando e berrando. O time contra qual foi apitada a infração, porque o juiz deu falta. O time do jogador agredido pedindo para que o árbitro aplique o cartão amarelo ou, melhor ainda, o vermelho.
 
Pobre árbitro de futebol, sem margem para fazer o seu trabalho com o mínimo de concentração. Como apitar um jogo com todo mundo querendo te ludibriar? Deveriam colocar diretores de cinema e teatro para apitar as pelejas e, assim, analisar as "atuações" dos boleiros. Seus fingimentos, suas dissimulações.

Nossos boleiros começam miudinhos, humildes, em um time modesto. Mal conseguem uma vaga em um time grande e só levam a sério o salário, os contratos publicitários e as noitadas. Ah, e claro, os salões de beleza. Futebol mesmo, é uma vaga lembrança dos tempos em que residiam na famigerada cidade de Pindaíba.

Não bastasse a corrupção da cartolagem, agora temos os nossos boleiros dando aulas de como ser desonesto para quem quiser ver, para milhões de espectadores ligados na televisão.

Mas tudo é permitido. Afinal, é o tal do "estilo" do jogador sul-americano.

"Enquanto isso, na arquibancada, todos os torcedores estão cantando, sucessos populares."

Eparrei!
 
 

Um comentário:

  1. Como disse um humorista outro dia: a diferença do futebol feminino para o masculino no Brasil é que elas estão jogando mais bola porque passam menos tempo nos salões de beleza do que eles. rsrs.
    Abraços, Rogério. Paz e bem.

    ResponderExcluir