Aquela música do Beethoven

Alfredo era fã de Beethoven. Especialmente de ‘Für Elise’, ou 'Pour Elise', ou 'Para Elisa', sua música predileta. Foi a primeira que aprendeu a tocar ao piano. 

São incontáveis os LPs e depois os CDs que colecionou em toda sua vida. Graças a essa coleção, ouviu 'Para Elisa' através das tocantes interpretações dos mais renomados músicos e maestros por todo o planeta.

Sabe de cor acerca história da célebre composição: feita para homenagear Elisabeth Röckel, nascida em 1793, irmã caçula do cantor Joseph Röckel, que em 1806 cantou o papel de Florestan na única ópera de Beethoven, "Fidelio", sob a regência do próprio compositor. Assim como seu irmão, a graciosa bávara, que os amigos chamavam "Elise", afeiçoou-se ao excêntrico gênio nascido em Bonn. Alegre e despreocupada, ela possuía também talento musical, tocava piano e mais tarde tornou-se cantora. Na primavera europeia de 1810, mudou-se de Viena para Bamber.

Um dia, Alfredo se apaixonou. Curiosamente, o nome dela era... Elisa. Não se sabe se foi por coincidência ou por obsessão do fã de Beethoven. 

A obsessão por aquela música do beethoven o fez brigar com a noiva para que 'Para Elisa' fosse tocada na cerimônia de casamento, no lugar da "Marcha Nupcial" de Mendelsohn. Foi vencido. Mas os convidados da festa tiveram que ouvir o clássico beethoviniano inúmeras vezes durante a festa, interpretada por uma banda composta por um trio de guitarra, teclado e bateria.

A relação de amor com 'Para Elisa, supunha-se, seria eterna.

Até que começou a ser tocada pelo caminhão do gás.

(Rogério de Moura)


0 comments:

Postar um comentário