Eis o que restou da democracia brasileira: corrupção e briga entre torcidas

Eis o que sobrou da democracia brasileira: corrupção e uma briga entre torcidas. Aí, a dupla Dilula (Dilma + Lula) utiliza um subterfúgio para burlar o processo contra corrupção. É nomeado ministro (ele, que condenava o artifício antes de ser governo). Os torcedores do PT comemoram. Os torcedores do outro lado (incluindo os torcedores do PSDB-Alkimin) protestam (ignorando os escândalos e desmandos do governador de SP). Juiz cassa a nomeação: os torcedores do PT protestam, os torcedores do PSDB comemoram. Corrupção mesmo, ninguém tá nem aí. 

Ninguém quer fazer passeata por uma reforma política. 

Cada lado argumenta utilizando os pobres e a pobreza (e, infelizmente, os negros) para justificar o seu argumento. Protestam com veemência contra a corrupção. Desde que não seja a do seus "times". Para os seus times, vale tudo. E o Brasil, rachado. Se eu fosse um sobrevivente da ditadura que tivesse lutado pela democracia, acho que teria dado um tiro na cabeça, tamanha a depressão.

O povão, povão mesmo, esse que ganha pouco, mora na periferia, cujo cotidiano se restringe a trabalho, salário, futebol, novela e Datena, sabe o que é "direita" ou "esquerda"?

Creio que não. Nem os mais estudados sabem direito.

Nesse rebuliço político todo, o povão acompanha pelo noticiário e fica à mercê de gente que teve acesso a uma educação mais apurada. Esse sim, fica nessa birra "direita X esquerda", d acordo com o time (partido político) que torcem.

E vivem sendo massa de manobra de um lado ou de outro.


E, convenhamos, com esse fisiologismo, esse toma lá-dá-cá da política brasileira, eu acho 
um absurdo quando conhecidos ou não ficam nesse papinho de "esquerda e direita".


0 comments:

Postar um comentário