Existe Lógica na Mega-Sena?

Fim-de-ano e as casas lotéricas encontram-se diante de filas quilométricas de apostadores sonhando em pôr as mãos nos 200 milhões de reais. Existe uma pesquisa que diz que mais de 80 por cento das pessoas que ganharam na loteria estão em situação financeira pior do que antes do prêmio.

Agora, falarei um pouco sobre estatística.

Segundo a Encruzilhadapédia, Estatística são teorias probabilísticas para explicar a frequência de fenómenos e para possibilitar a previsão desses fenômenos no futuro.
Ou seja, segundo a Estatística, quanto mais o sujeito dirige bêbado (aliás, a grande paixão dos brasileiros depois do futebol) mais o sujeito tem de causar uma catástrofe no trânsito; quanto mais o sujeito fumar, maior sua chance de ter um câncer no pulmão; quanto maior a frequência de relações sexuais sem camisinha, mais possibilidade o sujeito tem de pegar uma DST e por aí vai.

Pelo menos, é o que diz a Estatística. Segundo a Mega-Sena, a lógica é totalmente a inversa. Não quer pegar Aids? Transe à vontade, sem camisinha. Não quer ter cirrose? Passe anos enxendo a cara.

Afinal, como explicar que, tempos atrás, um prêmio de Mega-Sena acumulada de 150 milhões saiu para Fontoura Xavier, no Rio Grande do Sul.

Nada contra a estimada Fontoura Xavier e seus habitantes, pelo contrário. Deve ser um lugar pacato e fabuloso. O prêmio é quase o dobro do PIB da cidade. Mas, acredito que pelo menos UM vencedor em São Paulo, ou Rio, ou Porto Alegre, ou Belo Horizonte tinha de ter. São os lugares onde há o maior número de habitantes, principalmente a capital paulista. Além da população, há um equivalente número absurdo de casas lotéricas.

Que lógica é essa da Mega-Sena. Com certeza não é a das Estatísticas. Segundo a Mega-Sena, quanto mais se atravessar uma movimentada avenida, de olhos vendados, menos chances o caboclo tem de ser atropelado.

Porém... Esse texto está sendo escrito antes do sorteio milionário da Mega-Sena. Fico, então, na expectativa sobre de qual cidadezinha no interior desse Brasil sairá o único vencedor do concurso. Mesmo assim, comprei o meu bilhete. Vai que...

Axé!

__________________________________________________________________________




Rogério de Moura cineasta negro brasileiro / Dogma Feijoada / Cinema Negro brasileiro / Bom Dia, Eternidade / Velhos, Viúvos e Malvados / Roteirista Negro / Cultura Afrobrasileira / Racismo / Negro no Brasil / Negro Brasileiro / Consciência Negra / Zumbi / Palmares / Zezé
Motta / Eduardo Silva / Mário Carneiro / Como Ser Negro no Brasil e Não Pirar / Waldir Onofre / Negro no Cinema / Grande Otelo /  Zózimo Bulbul / Jovem Preto Velho / Doutor Zumbi / Zumbi dos Palmares / A Revolta do Videotape / Rogério Moura / Amor de Mula / Um Homem Qualquer / O Moleque / Pelé / Jardim Beleléu / Machado de Assis / Lima Barreto

0 comments:

Postar um comentário