Abdias do Nascimento

Recebi, hoje, a visita de outro médium amigo meu, o Jeferson De, que veio conhecer minha casinha de sapê. Mal chegou e incorporou o Guimarães Rosa. O Jeferson gritou "Eparrei!" e, em questão de segundos, eu estava diante de um dos maiores gênios da literatura brasileira e, justiça seja feita, mundial. Perguntei-lhe como foi a sensação de escrever a palavra "fim" assim que terminou de escrever o "Grande Sertão Veredas".

Ele disse: "Eu não sentia nada. Só uma transformação pesável. Muita coisa importante falta nome."

Nesse momento, o Saci surgiu, com o rosto pálido. Saci com o rosto pálido significa notícia ruim. E não deu outra: faleceu o mestre Abdias do Nascimento. Todos os negros e todos os terreiros deste país estão de luto. Vai-se embora mais um ícone de luta pela igualdade e pela dignidade. Vai-se embora o ator, poeta, artista plástico, diretor e dramaturgo, militante da luta contra a discriminação racial e pela valorização da cultura negra. Abdias do Nascimento.

Mas o Guimarães Rosa incorporado pelo Jeferson consolou-nos resgatando mais uma genial frase de sua interminável galeria: "A gente não morre, fica encantado."

Encantou-se Abdias do Nascimento. Viva Abdias!

Axé!


Um comentário:

  1. Olá, meu nome é Isabel Ferrazoli e sou editora assistente do selo infantojuvenil Mundo Mirim. No momento estamos produzindo um livro, cujo autor utiliza como referência a imagem de Abdias do Nascimento veiculada neste blog. Gostaria muito de obter autorização para reprodução desta imagem. Caso seja possível, a quem devo encaminhar os termos de cessão de imagem?

    muito obrigada pela atenção (11) 3823-1060)

    ResponderExcluir