O caipira e o artista

Numa cidadezinha do interior, havia dois caipiras: Chico e Belarmino.

Chico era respeitado por todos, pois era considerado um homem trabalhador. Toda manhã era visto com sua enxada, fato que se repetia quando o sol se punha. Já Belarmino, não. Era um vagabundo. Ninguém o via trabalhar. Às vezes, ao meio dia, era flagrado na varanda de sua casinha de sapê, com sua viola. Não era respeitado por ninguém da cidade.

O que pouca gente sabia era que Belarmino compunha canções. E das boas. Suas músicas eram cantadas pelos mais famosos cantores da música brasileira. Com essas canções, sustentava-se muito bem.

Um dia, Belarmino, triste, encontrou Chico e lamentou-se porque todos na cidade o desprezavam. Para eles, um artista era um sujeito que não trabalhava. Sem saber o que fazer, pediu que Chico o aconselhasse. E Chico aconselhou:

- Olha, cumpadre Belarmino, cultura é cultura, povo é povo. No que o povo pensa do artista, eu nada posso fazer. Mas posso te fazer ser respeitado: é só fazer como eu, que todos os dias levanto às cinco da manhã, com minha enxada nas mãos, e só volto quando o sol está se pondo.

- Mas eu não sei carpir. Meu negócio é música. – disse Belarmino.

- Quem disse que meu negócio é carpir? Eu vivo com a pensão da minha mãe. Não faço nada o dia inteiro. Só durmo. Daí, pra ninguém pensar que sou vagabundo, eu boto a enxada nos ombros, dou umas voltas pela cidade e depois volto pra casa. Durmo até o sol se pôr. Daí levanto, como a comidinha que minha mãe prepara e faço outro passeio pela cidade com a enxada nos ombros. Depois, vou tomar umas caipirinhas porque, respeitado do jeito que sou, tenho crédito no armazém.

Hoje em dia, Chico e Belarmino, respeitadíssimos cidadãos, são vistos caminhando pela cidade, cada qual com uma enxada na mão. Quando a noite adentra, vão ao armazém, tomar umas caipirinhas, que o dono do armazém põe na pendura com muito orgulho.

 

Um comentário:

  1. Por estas e outras que sou um ardoroso defensor do ócio criativo. rsrs, Abraços. paz e bem.

    ResponderExcluir